quinta-feira, 3 de março de 2011

cadê a tranquilidade que estava aqui?

foto de carlos rhienck

dois casos preocupantes estamparam os jornais mineiros dessa semana. eu, que pelas minhas andanças sempre ouvi dizer que belo horizonte tem fama de cidade boa pra morar por conta da tranquilidade, apesar de ser uma grande metrópole, queria saber o que foi feito da nossa dita tranquilidade?

um impasse entre policiais e moradores da comunidade da serra resultou na morte de dois moradores, inclusive da mesma família. o caso ainda está sendo investigado mas 4 policiais envolvidos foram presos, sendo que um deles se suicidou dentro da cadeia dias depois. os moradores da serra queimaram ônibus em protesto, afirmando que as pessoas mortas eram inocentes.

o caso deixa à mostra um problema que talvez sempre tenha existido mas que não tínhamos conhecimento. só depois do acontecido que alguns moradores denunciaram abuso de poder e suposto envolvimento de policiais no tráfico, segundo noticiou a imprensa.

o caso, embora tenha cara de manchete carioca, aconteceu logo alí, na comunidade da serra, uma região "às margens", que muitos "belorizontinos" só conhecem de nome. eu por acaso conheci a muitos anos atrás, logo que cheguei de jacuri quando peguei um ônibus pra serra, não soube descer no ponto que deveria, indo parar no final, dentro da comunidade. depois voltei algumas outras vezes, em visita à rádio 98 FM, que até o ano passado mantinha seus estúdio dentro da comunidade. belorizontinos não tem o costume de subir morro.

o outro caso se refere ao assasinato de um travesti no alto da afonso pena. a região nobre da cidade é ponto de garotas de programa e travestis. a uma semana o jornal estado de minas havia feito uma matéria denunciando a falta de policiamento no local e registrou a insegurança e medo dos moradores. a execução do travesti com seis tiros foi mais um caso de violência urbana que contradiz a fama descabida de cidade tranquila que belo horizonte era, mas não é mais.

o que mais me preocupa com relação aos dois casos é a confiança por parte da população, que a polícia de minas pode estar perdendo. nossa polícia que já recebeu honrarias como uma das mais competentes e honestas do país não pode nos deixar nessa sensação de descaso, que é como um morador da serra me disse se sentir. tenho medo dos próximos capítulos dessa novela que está a cada dia mais real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário